-
Arquitetos: LAND Arquitectos
- Área: 254 m²
- Ano: 2019
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa nasce da referência da anatomia de um coral, onde um corpo se ramifica em quatro em busca de luz e vistas. Em corte, esses volumes são trabalhados em diferentes alturas.
Estrutura. O projeto propõe uma casa elevada do solo, especificamente a 2,5 m do nível do terreno. A casa foi estruturada em dois pavimentos, o primeiro com pilares, vigas e diagonais de reforço, projetado para acomodar novos quartos no futuro, à medida que a família cresça. O segundo pavimento é composto por um corpo ramificado em quatro partes, que se abrem para aumentar as vistas panorâmicas distantes. O espaço principal foi estruturado com treliças e pilares de madeira, como um galpão. O setor dos quartos foi construído com divisórias tradicionais e o terraço com uma estrutura de madeira, que funciona como filtro para o vento e para o sol.
Implantação. O local reconhece variáveis climáticas e geográficas, e foi orientado para otimizar a vista para o mar, maximizar a luz solar do norte, sendo protegido do vento sul. A casa está localizada em uma privilegiada encosta a oeste da cordilheira costeira, na região de Punta de Lobos, Pichilemu, a três horas de Santiago.